

DESTAK INTERNACIONAL, sexta-feira, 27 de Fevereiro de 2015
Viemos hoje a Dublin, capital da República da Irlanda., com uma população de 525.000 habitantes na cidade e cerca de 1,8 milhões na sua área metropolitana, à procura de um cidadão português que dá cartas na modalidade neste país. Tem 34 anos, é treinador de futsal e chama-se Jose Manuel Paulino Ferreira ou apenas “Ferreira”.
VC – Começo por agradecer a disponibilidade para fazermos esta entrevista e pergunto-te se praticaste futebol em pequeno?
JF – Agradeço também a oportunidade. Pratiquei futebol de 11 no Amora Futebol Clube e com a idade de júnior sai para jogar futsal no C.C.D. das Paivas, onde joguei até iniciar a experiência de treinador.
VC – E quando surge a ideia de treinar?
JF – Com 19 anos comecei a treinar a formação das Paivas, na altura o clube tinhas todos os escalões de formação no futsal, mantive-me lá entre os anos de 1999 a 2003, até vir para a Irlanda, país onde vim à procura de uma vida melhor.
VC – Como encontraste a Irlanda a nível do futsal?
JF – Quando cheguei não existia futsal praticamente e treinei equipas de futebol 11, mas em 2004 fui convidado para trabalhar na federação irlandesa como treinador, para ajudar ao desenvolvimento do mini futebol (designação do futsal aqui na Irlanda) em escolas e bairros sociais. Em 2008, nasceu a primeira liga oficial de futsal em que participaram todos os clubes da 1ª e 2ª divisões do futebol irlandês.
VC – E o teu percurso foi sempre na federação ou tens passagens pelos
clubes?
JF - Deixei a federação em 2008 e deste então só treino em clubes. Primeiro treinei o Brasil for all futsal, em 2008, um clube/empresa, com uma equipa composta só por brasileiros e com a qual vencemos a primeira liga Emerald.
VC – Liga Emerald ? Explica-nos um pouco melhor o que é essa liga.
JF – Sim, o futsal irlandês está dividido em duas competições, a Liga Emerald Futsal e a FAI Cup, que é a competição que dá acesso à UEFA CUP. Cada equipa pode inscrever-se na competição que quer jogar .
VC – Ferreira, fala-nos então de outros clubes onde desenvolveste a tua carreira.
JF - Em 2009, fui convidado pelo St Patrick’s Athletic Futsal para defender o título nacional, onde as coisas foram muito positivas e com grande apoio do clube . O principal objectivo não foi conquistado, perdemos no prolongamento contra o Cork City Futsal.
Em 2011, fui para o EID Futsal, um clube só com futsal e um projecto para vencer todas as competições e onde vencemos a liga nacional e participamos na UEFA CUP. Após o termo da liga, saí do clube por não termos chegado a entendimento.
Em 2012, aceitei um projecto dos rivais de Dublin, o Blue Magic Futsal, onde conquistei um título para o clube e único até ao momento, uma Liga Emerald Futsal.
Em 2013/2014, estive no Eden Futsal, foram duas épocas fantásticas, em que não perdemos um único jogo interno. O clube acabou após uma participacao na UEFA CUP em que fomos eliminados a cinco segundos do fim, ao sofrer um golo e perder o jogo contra uma equipa holandesa por 3-2.
Atualmente estou na Academic futsal club, onde os objetivos são os de organizar o clube desportivamente para a criação de escola de formação para crianças de todas as idades.
VC - Há outros portugueses a jogarem ai? E como se caraterizam os jogadores irlandeses?
JF – Sim há portugueses a jogar aqui, a minha equipa tem cinco a jogar. O jogador irlandês é um jogador ainda muito físico, mas está a mudar, já há muitos jogadores jovens evoluídos, o que falta é mais interesse em jogar futsal, mas com o pouco apoio da federação é algo muito difícil, fazer com que jovens "deixem" o futebol de 11 e passem para o futsal.
VC - Se pudesses trabalhar um ano com um treinador de topo mundial quem escolherias? E se tivesses um orçamento que te permitisse comprar 5 jogadores “top” quais os que comprarias?
JF - Gostaria de trabalhar com o Nuno Dias, acho-o um treinador que trabalha no limite de todas os aspetos do jogo e sabe explorar as novas tecnologias para melhorar a equipa.
Em relação aos jogadores, tenho que deixar uma palavra aos meus jogadores, esses sim são os meus jogadores de topo.
VC - Queres deixar uma mensagem aos leitores da VC Futsal?
JF - Primeiro quero agradecer a oportunidade e parabenizar a VC Futsal pelo o seu trabalho, que continuem a desenvolver o futsal e desejar-vos os maiores sucessos desportivos e pessoais.
Currículo:
- Vencedor da Liga Nacional Irlandesa em Futsal em 2011, 2013 e 2014;
- Vencedor da Liga Emerald Futsal em 2008, 2013 e 2014;
- Duas participações na UEFA CUP em 2013 e 2014;
Paulo Rosa editor VC Futsal

