top of page

DESTAK, Terça-feira, 3 de Fevereiro de 2015

DESTAK, foi hoje de encontro a um jovem jogador natural de Mogadouro e presentemente a morar no Fundão. Mário André Afonso Freitas tem 24 anos, 1,73m de altura e pesa 70 kg. 

VC - Mário, desde já agradecemos a tua disponibilidade para esta entrevista e gostaríamos de começar por te perguntar qual o teu trajeto até chegares ao futsal ?

Mário - Eu é que agradeço o vosso convite. A minha formação , não foi só no futsal,alternei a modalidade com uma passagem de 2 épocas pelo futebol de 11 juvenil de ultimo ano e resolvi experimentar, tendo inclusive estado 1 época nos Juniores do Vitória de Guimarães. O futebol sempre esteve presente na minha vida desde muito novo, dei os primeiros passos como federado aos 8 anos de idade no F.C Mougadorense na altura ainda futebol de 7, até que juntamente com uns amigos decidimos experimentar Futsal no Clube Académico de Mougadouro clube onde fiz toda a minha formação de futsal a exceção das 2 épocas de futebol com já referi. Decidi regressar ao futsal ainda Júnior para integrar o plantel Sénior do Mougadouro que estava na 1ª Divisão Nacional. Estive até ao primeiro ano de Sénior, altura em que surgiu uma proposta do Sporting Clube de Portugal e neste momento estou a representar a AD.Fundão.

VC - Conta nos como foi a tua passagem pelo Sporting.

Mário - O ano em que estive no Sporting, foi importantíssimo para mim nos mais variados aspectos, tanto desportiva como pessoalmente, um ano muito marcante e que me fez crescer muito como atleta e como homem. Mesmo não jogando tanto como desejava, aprendi muita coisa que eram novidade para mim.

VC - Porque saíste do Sporting ?

Mário - No final da época reuni com o Mister e o Diretor, decidimos em conjunto que o melhor para mim e para continuar a crescer, seria sair por empréstimo, concordei escolhendo a equipa do Fundão. Tive uma época por empréstimo e as seguintes incluindo esta já como jogador do Fundão.

VC - Vamos agora falar um pouco sobre as tuas chamadas à Seleção Nacional principal.

Mário - Eu tenho 8 internacionalizações. Depois de ter estado nos últimos anos em alguns estágios de observação esta época surgiram as primeiras internacionalizações o que me deixou muito feliz e orgulhoso. Representar a nossa Seleção é algo fantástico, é uma honra enorme. Sempre tive o sonho de representar o nosso pais e quando se consegue isso é uma enorme alegria, um orgulho e um privilégio. A sensação quando toca o Hino Nacional é indescritível, é sempre como se fosse a primeira vez. Vou continuar a trabalhar para durante muitos anos ter o privilegio de vestir aquela camisola ajudando a nossa Seleção com conquistas.

VC - O que se sente quando somos chamados pela primeira vez aos trabalhos da Seleção Nacional ? Foste bem recebido no seio do grupo ?

Mário - Quando recebi a notícia na 1ª convocatória de que tinha sido chamado aos trabalhos da Seleção Nacional, foi uma enorme alegria, foi um orgulho. Senti que o meu sonho se estava a realizar, no entanto apesar destes sentimentos todos de alegria, ainda não conseguia acreditar que estava a fazer parte deste grupo. Foi uma sensação fantástica. Na Seleção fui muito bem recebido por todos. É um grupo muito bom, muito unido e isso torna que a integração seja ainda melhor. É muito bom estar no meio de jogadores de excelência e sobretudo ótimas pessoas, como os que temos na nossa Seleção. Todos eles desde o primeiro momento me deixaram á vontade, tendo com isso contribuído para uma boa relação, apesar de eu ser novo no grupo.

VC - Quais são os teus objetivos no futsal ?

Mário - Os meus objetivos no futsal passam por continuar a crescer, evoluir e tornar me com isso um melhor jogador. Ambiciono regressar a um dos grandes e afirmar me na Seleção Nacional.

VC - Quais os objetivos da tua equipa a AD.Fundão ?

Mário - Os objetivos do Fundão passam por terminar esta fase nos 5 primeiros lugares e depois alcançar as meias finais do Playoff e atingir a Final Four da Taça de Portugal, da qual somos detentores, no entanto temos os pés bem assentes na terra e sabemos que só com muito trabalho vamos conseguir. Hà qualidade nesta equipa para atingir esses objetivos mas, sabemos como disse, que só com muito trabalho, humildade e união vamos conseguir.

VC - Quais os título já conquistados na tua carreira ?

Mário - Em relação aos títulos que conquistei, foi durante o ano que estive no Sporting, a Supertaça, Taça e Campeonato Nacional. Recentemente venci a Taça de Portugal ao serviço da Associação Desportiva do Fundão.

VC - Queres deixar alguma mensagem para todos os leitores da VC 
FUTSAL, assim como a todos os amantes de futsal.

Mário - Queria agradecer, mais uma vez o convite para esta entrevista e dar os parabéns à VC FUTSAL por mais esta iniciativa em prol do futsal e que continuem a divulgar a modalidade por muitos anos. Aos leitores que continuem a acompanhar este excelente trabalho de informação.

Foi com enorme prazer, que fizemos esta entrevista ao Mário Freitas. Desejamos lhe muita sorte e que todos os seus sonhos se continuem a realizar como até agora.

José Augusto Garcia editor da VC FUTSAL

bottom of page